Tel: +351 279 342 847 >>> Email : geral@misericordiamogadouro.com

As equipas da UDCP-PM têm procurado dar resposta às necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais destes doentes e das suas famílias, durante todo o processo de doença, prolongando-se pelo luto.

Procuramos prevenir e/ou intervir no sofrimento das pessoas com doença grave incurável e progressiva.

 

“Os cuidados paliativos são seguramente um assunto negligenciado na maioria dos países.”
Agis Tsourus (Org. Mundial Saúde-2005)

 

 

A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos do Planalto Mirandês, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos Doentes e das Famílias com doenças crônicas progressivas e incuráveis, com impacto na comunidade local.

A UDCP-PM continua a prestar cuidados humanizados e individualizados, a todos aqueles que sofrem de doença avançada, progressiva e incurável, com o objetivo de lhe proporcionar qualidade de vida e conforto na fase terminal da sua vida. As equipas da UDCP-PM mantêm a sua disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Atualmente somos solicitados pela população em geral, através do centro de saúde de Mogadouro, junto da unidade de cuidados continuados de Mogadouro, gabinete da saúde da Câmara municipal de Miranda do Douro, centro de saúde de Vimioso e pela comunidade em geral.

É importante salientar que alguns utentes necessitam de três ou mais visitas diárias, estando este serviço a ser assegurado de forma totalmente gratuita.

 

Dados Recolhidos : Dezembro de 2012

Durantes estes 3 anos foram admitidos na udcp-pm  194 doentes e suas famílias :

  • Mogadouro – 95 doentes;
  • Miranda – 48 doentes;
  • Vimioso – 51 doentes.

 

Tem sido possível acompanhar estes doentes no domicilio no seu percurso natural, ajudando-os a ter uma  morte digna junto dos seus entes mais queridos. A maioria destes doentes morreram no domicilio com a equipa a seu lado .

A média de dias na equipa, varia muito dependendo da fase em que são referenciados à UDCP-PM. A média dos 3 anos é de 120 dias , sendo em Mogadouro de 104 dias; em Miranda 115 dias; e em Vimioso 142 dias.

 

A média diária é de 9 (8,7) domicílios por dia sendo em:

  • Mogadouro 3 domicílios de enfermagem e 1 dom. médico /dia
  • Miranda  1 domicílios de enfermagem  e 0,3 dom.  médicos /dia
  • Vimioso 2 domicílios  de enfermagem e 0,7  dom. médicos /dia
Views All Time
Views All Time
443
Views Today
Views Today
2

Posted by Misericórdia de Mogadouro

Misericórdia de Mogadouro

view all posts

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga. Iniciou a sua actividade eminentemente social, tendo como sede um primitivo hospital, já demolido muito próximo da actual Igreja da Misericórdia.


0 Comentários

Formulário de Comentários

ir para o topo