Tel: +351 279 342 847 >>> Email : geral@misericordiamogadouro.com

Obras do Novo Lar: São João Baptista

Obras do Lar São João Baptista (Maio de 2012)

 A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro (SCMM) já deu início a construção de um novo lar para a terceira idade, que se pretende diferente dos tradicionais, disse o provedor da instituição, João Henriques.

O novo lar é financiado em 909 mil euros pelo Programa Operacional Potencial Humana, ao qual se junta o financiamento da Câmara que ronda os 600 mil através de Contrato Programa e o restante capital é proveniente da SCMM, perfazendo um montante de mais de 2 Milhões de euros.

O novo lar obedece a uma novo “conceito” para este tipo de equipamentos sociais, já que a construção do novo equipamento será feita “ao nível do solo” onde não existiram “obstáculos” para que os utentes se possam deslocar com “maior mobilidade”.

“Temos o aval da Segurança Social, encontrando-se a empreitada em fase concurso público. Trata-se de uma obra emblemática que vai servir 45 utentes, e criar 25 novos postos de trabalho”, avançou o responsável.

A construção do equipamento está projetado para ser construído de forma os utentes viverem em ambiente de ”vizinhança” uns com os outros.
“Cada utente terá um espaço só para si, onde vão dispor de uma pequeno quintal para poderem ocupar os seus tempos livres. Não se trata de uma novo lar onde a pessoas estejam à espera do último dia, mas sim um espaço onde ainda se sintam livres e úteis,” explicou João Henriques.

A vantagem de todo o projeto, é que o equipamento vai ser construído num terreno com mais de 12 mil metros quadrados cedido pela Câmara, o que vai permitir “construir uma unidade ampla e dinâmica, sem barreiras”, onde haja a “interação” entre a instituição e os utentes.
Este novo lar vai colmatar uma “lacuna” existente num concelho, onde só a SCMM tem uma lista de espera que ultrapassa a centena de candidatos.

 

 

Views All Time
Views All Time
298
Views Today
Views Today
1

Posted by Misericórdia de Mogadouro

Misericórdia de Mogadouro

view all posts

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga. Iniciou a sua actividade eminentemente social, tendo como sede um primitivo hospital, já demolido muito próximo da actual Igreja da Misericórdia.


0 Comentários

Formulário de Comentários

ir para o topo