Tel: +351 279 342 847 >>> Email : geral@misericordiamogadouro.com

Novo Lar: Assinatura do protocolo do POPH em Matosinhos

“A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, no dia 9 de Junho de 2010, no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, pelas 15h30, assinou o protocolo com o Instituto da Segurança Social, para o arranque da construção do Novo Lar.”

A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André, presidiu à cerimónia de assinatura dos termos de aceitação do financiamento, no âmbito do Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social, do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH) que prevê a criação de cerca de 4500 postos de trabalho directos.

Na cerimónia, procedeu-se à assinatura de 63 termos de aceitação sendo que 29 reportam-se a projectos localizados no distrito do Porto e os restantes 34 correspondem a dois projectos, por distrito, um da área da deficiência e outro da área de idosos.

Na área da deficiência, o POPH apoia mais de 200 respostas sociais, num total de cerca de 4000 novos lugares, com um investimento público superior a 68 milhões de euros, nas respostas sociais de Lar Residencial, Residência Autónoma, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Actividades Ocupacionais.

O POPH é um programa que concretiza a agenda temática para o potencial humano inscrita no Quadro de Referência Estratégica Nacional, visando estimular o potencial de crescimento sustentado da economia portuguesa, conferindo especial destaque ao alargamento da rede de equipamentos sociais e contribuindo assim para uma melhoria efectiva no acesso e na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e à própria comunidade.

No âmbito deste protocolo, a Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vai investir cerca de 2 milhões de euros, sendo que do POPH há a garantia de financiamento de mais de 900 mil euros do valor global de investimento, em mais um lar de idosos com vagas para quase metade da lista de espera do concelho, divulgou o provedor, João Henriques

O novo lar, o segundo que a Misericórdia abre na vila transmontana de Mogadouro, terá 45 vagas e dará resposta a uma parte significativa da lista de espera com mais de cem idosos, segundo o provedor. 

João Henriques explicou à Lusa que o equipamento terá “uma nova filosofia” para que os idosos não se sintam tão desenraizados, ao deixaram as suas casas para ir para o lar. O projecto com 30 quartos, metade individuais e os restantes para duas pessoas, contempla zonas com quintal para que os utentes, a maioria com vidas ligadas ao trabalho agrícola, possam continuar a entreter-se na jardinagem ou cultivo por lazer.

A Misericórdia espera ter condições de iniciar a obra no decorrer do ano de 2010 com um prazo de execução de ano e meio. 

A instituição concluiu recentemente obras de remodelação do actual lar que permanecerá aberto com capacidade esgotada para 80 utentes. Estas obras visam, como explicou o provedor, dar melhores condições aos idosos, que até agora tiveram de partilhar quartos com cinco pessoas e passam a ter quartos individuais ou com duas camas no máximo e casa de banho privativa.

A Misericórdia tem ainda um mini-lar na aldeia de Bruçó, totalizando três equipamentos para acolher idosos no concelho de Mogadouro.

Views All Time
Views All Time
97
Views Today
Views Today
2

Posted by Misericórdia de Mogadouro

Misericórdia de Mogadouro

view all posts

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga. Iniciou a sua actividade eminentemente social, tendo como sede um primitivo hospital, já demolido muito próximo da actual Igreja da Misericórdia.


0 Comentários

Formulário de Comentários

ir para o topo