Tel: +351 279 342 847 >>> Email : geral@misericordiamogadouro.com

Misericórdia de Mogadouro vai ter mais vagas para acolher idosos num novo lar

A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vai investir 1,6 milhões de euros em mais um lar de idosos com vagas para quase metade da lista de espera do concelho, divulgou hoje o provedor, João Henriques

A instituição acabou de saber que foi aprovada a candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH) com garantia de financiamento de mais de 900 mil euros do valor global de investimento. O novo lar, o segundo que a Misericórdia abre na vila transmontana de Mogadouro, terá 45 vagas e dará resposta a uma parte significativa da lista de espera com mais de cem idosos, segundo o provedor.

João Henriques explicou à Lusa que o equipamento terá “uma nova filosofia” para que os idosos não se sintam tão desenraizados, ao deixaram as suas casas para ir para o lar. O projecto com 30 quartos, metade individuais e os restantes para duas pessoas, contempla zonas com quintal para que os utentes, a maioria com vidas ligadas ao trabalho agrícola, possam continuar a entreter-se na jardinagem ou cultivo por lazer.

A Misericórdia espera ter condições de iniciar a obra nos primeiros meses de 2010 com um prazo de execução de ano e meio.

A instituição está também a concluir obras de remodelação do actual lar que permanecerá aberto com capacidade esgotada para 80 utentes. Estas obras visam, como explicou o provedor, dar melhores condições aos idosos, que até agora tiveram de partilhar quartos com cinco pessoas e passam a ter quartos individuais ou com duas camas no máximo e casa de banho privativa.

A Misericórdia tem ainda um mini-lar na aldeia de Bruço, totalizando três equipamentos para acolher idosos no concelho de Mogadouro.

 

Fonte: PÚBLICO – http://www.publico.clix.pt

Views All Time
Views All Time
321
Views Today
Views Today
1

Posted by Misericórdia de Mogadouro

Misericórdia de Mogadouro

view all posts

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga. Iniciou a sua actividade eminentemente social, tendo como sede um primitivo hospital, já demolido muito próximo da actual Igreja da Misericórdia.


0 Comentários

Formulário de Comentários

ir para o topo