Tel: +351 279 342 847 >>> Email : geral@misericordiamogadouro.com

Mensagem do Provedor

Mensagem do Provedor

Doutor João Henriques - Provedor da SCMM

Drº João Henriques - Provedor da SCMM

 

Decorreu mais um período de três anos, no qual muito trabalho se desenvolveu por esta Equipa. Foram investidos 3.126.867,92€ (três milhões, cento e vinte e seis mil, oitocentos e sessenta e sete euros e noventa e dois cêntimos).

Temos atualmente uma Instuição com todas as Respostas Sociais mais antigas já remodeladas, ao nível do equipamento e das infra-estruturas, situação que nos deixa muito orgulhosos por termos reunido excelentes condições para os Utentes e Colaboradores.

A humanização dos serviços prestados por esta Equipa de Profissionais tem-se vindo a desenvolver com o intuito de diariamente os Utentes serem beneficiários de um quotidiano com qualidade.

É com formação continua a todos os Colaboradores e Técnicos que garantimos um serviço atualizado e adequado às necessidades de cada Utente.

A obra da nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, São João Baptista é já uma realidade! Em fase de acabamento, concretiza-se mais um objetivo traçado por esta Direção que sobejamente se empenha em todos os projetos que idealiza.

Basta visitar as instalações para perceber o quão adequado se encontra o edifício à Terceira Idade. De arquitectura moderna, com espaços amplos, arejados e com luz natural. São coloridos os espaços de passagem para que a alegria de quem ali venha a residir, possa estar sempre presente. É com espaços comuns de diversão (salas de atividades, espaços externos, jardim e/ou horta personalizada) que os tempos de ócio serão ocupados, promovendo um envelhecimento ativo a cada residente.

Para que dúvidas não existam a nova estrutura residencial irá ser apoiada em 75% das suas vagas pela Segurança Social, pelo que o custo por utente refletirá esta realidade. Será pois um “Lar” social.

As Estruturas Residenciais São João de Deus e de Bruçó, mantém o serviço de qualidade instituído, contando com o profissionalismo da Equipa Técnica e Colaboradores e com a boa disposição dos Utentes que ali residem. Em todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da SCMM existem serviços que fazem parte do dia-a-dia dos idosos: Animação, Enfermagem, Fisioterapia, Cabeleireira, Podologia, Psicologia, etc.

O Serviço de Apoio Domiciliário abrange cada vez mais idosos, num maior número de aldeias. Oferece um leque de serviços maior (Psicologia, Fisioterapia, Animação, Enfermagem e Cabeleireira), motivo pelo qual tem aumentado a procura deste serviço.As famílias sentem que existem relações muito favoráveis entre a Instituição e os seus familiares que se encontram no domicílio. Com as remodelações de serviços, o número de Técnicos e de Colaboradores que os visitam diariamente é maior, o que contribui imenso para a quebra do isolamento que muitos Utentes vivem.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados continua a prestar um serviço de qualidade.

A Creche João Lopes da Silva e a Creche Familiar são um exemplo na prestação de cuidados às gerações mais novas. Bebés e crianças de tenra idade são cuidadas com muita ternura e dedicação por parte desta Equipa que mima todos os que por ali passam… e deixam muitas saudades no momento em que transitam para o Jardim de Infância. Sabem os Pais e Encarregados de Educação que os seus mais queridos estão muito bem entregues e que diariamente os seus filhos imitam os bons hábitos e regras que ali iniciam!

O Jardim de Infância teve intervenção profunda ao nível das Infraestruturas e equipamentos, resultando num edificio remodelado com excelentes condições de aprendizagem para as crianças.

É no Centro de Atividades de Tempos Livres que um grande número de crianças ocupa o seu tempo livre no período escolar. Os períodos de férias letivas têm sido muito apreciadas pelas crianças e Encarregados de Educação, pela diversidade de atividades e experiências novas com que os seus filhos contactam.

As Empresas de Inserção, Quinta da Avó e Lavadouro, continuam a prestar um serviço de qualidade. Produzimos cada vez mais produtos hortícolas para as Respostas Sociais. A Lavandaria tem alargado a sua área de intervenção, tendo já um maior número de cidadãos Mogadourenses como clientes.

A participação da SCMM em Feiras, Feira Social e Feira dos Gorazes, tem permitido à Instituição mostrar à população um pouco das atividades que desenvolve internamente, o que facilita futuramente a procura de serviços.

A Loja Sol funciona com um grupo de voluntários que se organizam. Tem sido fundamental o apoio dado ao elevado número de famílias que solicitam auxílio ao nível de vestuário, calçado, material escolar e bens alimentares. A Cantina Social está em pleno funcionamento desde Agosto de 2012, tempo que revela um aumento de famílias a precisar de auxílio ao nível da alimentação. Os momentos difíceis que se vivem no país devido ao desemprego, colocam muitos agregados em situação de fragilidade económica.

A Igreja da Misericórdia beneficiou de obras de remodelação do telhado e paredes exteriores.

Foi já em 2013 que Mogadouro viu aprovado o Contrato Local de Desenvolvimento Social Mais (CLDS+), tendo sido designada a Instituição como Entidade Coordenadora Local da Parceria(ECLP).

Reunimos hoje melhorias ao nível de infra-estruturas e recursos humanos que nos permitem executar um trabalho de excelência, investindo todos os anos na frequência de ações de formação para que os Colaboradores possam aperfeiçoar as metodologias de trabalho usadas, o que os torna mais competentes, desempenhando melhor as suas funções. Concretizados os projetos a que a Direção se propôs, reconhecemos o empenho e dedicação que as Parcerias que estabelecemos colocam em cada um dos nossos desafios, na certeza de que sem estes apoios não seria possível atingir as metas traçadas.

Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Mogadouro, ao Centro Distrital de Segurança Social e ao Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O Provedor,

DrºJoão Henriques - Provedor SCMM

João Henriques                                    

 
ir para o topo