Tel: +351 279 342 847 >>> Email : geral@misericordiamogadouro.com

Igreja da Misericórdia de Mogadouro

A Igreja da Misericórdia situa-se no centro histórico da Vila de Mogadouro, numa posição subjacente ao Castelo de Mogadouro, no Largo da Misericórdia, onde podemos encontrar o pelourinho de Mogadouro.

A construção da Igreja da Misericórdia remonta à 2ª metade do século XVI, após o ano de 1559, data marcada pela fundação da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro. A sua fundação ficou a dever-se à acção do benemérito D. Luís Álvares de Távora. Este obteve resposta positiva do Papa Pio IV, que concedeu a bula (documento papal) de erecção e várias indulgências (privilégios).

As Misericórdias, incluindo a de Mogadouro, eram constituídas por um pequeno hospital e uma irmandade que a geria. O edifício hospitalar da Misericórdia de Mogadouro foi demolido na década de 30 do século passado. Importa neste ponto, referir o que era uma Misericórdia e qual a sua historia. De uma forma sucinta, a primeira Santa Casa da Misericórdia a ser fundada, foi em Lisboa, no ano de 1498 devido a uma especial intervenção da Rainha D. Leonor, esposa de D. Manuel I. Esta instituição, criada em Portugal e posteriormente no Brasil, foi fundada com a intenção de auxiliar os mais desfavorecidos, doentes e também os pobres “envergonhados” (nobres empobrecidos que envergonhavam-se da sua situação desfavorecida).

De forte cariz religioso as Misericórdias construíam os seus próprios edifícios religiosos. A igreja da Misericórdia de Mogadouro reflecte na sua construção, os estilos arquitectónicos e artísticos do maneirismo e barroco. É um edifício de arquitectura religiosa, de planta rectangular, composta por uma nave e capela-mor e pela sacristia e um anexo, ambos de planta rectangulares.

A sua fachada frontal é rasgada por um portal de volta perfeita encimado por um nicho com uma Pietà (imagem da Nª. Sr.ª da Piedade). As fachadas são rebocadas e pintadas de branco, de embasamento saliente, pintado de cinzento, flanqueadas por cunhais em cantaria e rematadas por cornija de cantaria ou beiral.

O interior da igreja da Misericórdia, rebocado e pintado de branco, percorrido por um lambril pintado a azul, possui um pavimento lajeado com cantaria granítica e cobertura de madeira em masseira. No interior da nave podemos encontrar, dois retábulos de talha policroma (de diversas cores), um dedicado a S. José, no lado do Evangelho (lado esquerdo do altar) e um dedicado a S. Sebastião no lado da Epístola. O coro alto foi remodelado no ano de 1799.

O arco triunfal, construído no século XVI ou inícios do século XVII, de volta perfeita, dá acesso à capela-mor. O tecto da capela-mor, em forma de abobada de meio canhão, obra do século XVII e dividido por caixotões com pinturas alusivas à vida de Cristo, e um com as armas das misericórdias, pinturas executadas, no ano de 1788, pelo mestre pintor Manuel Teixeira de Matos, de Mogadouro. O mesmo pintor executou as pinturas das paredes laterais, alusivas a Abraão (“Sacrifício de Isaac”) e a Moisés.

O retábulo do altar-mor, um exemplar magnífico, de estilo maneirista de talha dourada e pintado a preto, da segunda metade do século XVII, no ano de 1995 foi alvo de restauro.

Actualmente, muito raramente se celebra a eucaristia dominical, que tanto defenderam os mesários e mais irmãos, no ano de 1791, quando o Visitador do Arcebispo de Braga tentou suprimir as missas dominicais na Igreja da Misericórdia de Mogadouro e privilégios à confraria.

Actualmente a sua utilização é cultual e devocional e é propriedade da Misericórdia.

Emanuel Campos Gonçalves

Arqueólogo Estagiário da Câmara Municipal de Mogadouro

 

Bibliografia:

Mourinho (Júnior), António Rodrigues, Arquitectura Religiosa da Diocese de Miranda do Douro – Bragança, Sendim, 1995, pp. 247-254.

Boletim Municipal, Municipio de Mogadouro; nº9 2006/2007.

 

Internet:

www.monumentos.pt

Views All Time
Views All Time
125
Views Today
Views Today
1

Posted by Misericórdia de Mogadouro

Misericórdia de Mogadouro

view all posts

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga. Iniciou a sua actividade eminentemente social, tendo como sede um primitivo hospital, já demolido muito próximo da actual Igreja da Misericórdia.


0 Comentários

Formulário de Comentários

ir para o topo