Tel: +351 279 342 847 >>> Email : geral@misericordiamogadouro.com

Cuidados paliativos ganham importância no interior do país

A acção dos cuidados paliativos de proximidade está a ganhar importância social em concelhos do interior, onde uma importante fatia da população está envelhecida e em alguns casos há sinais de abandono a pessoas idosas, avança a agência Lusa.

Uma constatação efectuada no decurso do 1.º Seminário: Novas Abordagens do Cuidar, que terminou no passado sábado em Mogadouro, numa iniciativa promovida pela Santa Casa da Misericórdia local e que juntou especialistas em cuidados paliativos de proximidade.

“Os cuidados paliativos não são tratamentos dirigidos apenas ao diagnóstico e ao prognóstico, são dirigidos às necessidades de cada doente e da família em geral, onde são colocadas propostas de acompanhamento, mediante a dimensão de cada problema”, frisou a responsável pala Unidade de Cuidados Paliativos do Planalto Mirandês, Jacinta Fernandes.

Face a esta situação, foi criada na região do Planalto Mirandês a única equipa domiciliária de cuidados paliativos em toda a região transmontana e duriense, que presta apoio diário a mais de 60 famílias dos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso.

“Acompanhamos doentes especiais, que necessitam de muito apoio psicológico, sendo importante trabalhar com profissionais devidamente credenciados para prestar estes cuidados”, salientou a responsável.

Na maioria dos casos, os profissionais desta área da saúde trabalham com doentes “muito debilitados” e, em alguns casos, as queixas não são apenas físicas, mas sim emocionais.

“Há doentes que são visitados uma vez por mês, outros três vezes por dia, o que dá uma média de cinco consultas por dia”, contabilizou a responsável.

No terreno estão três equipas multidisciplinares que integram cerca de três dezenas de profissionais oriundos de diversas áreas da saúde e que vão desde os médicos, aos psicólogos, nutricionistas ou enfermeiros.

 

Fonte: http://www.rcmpharma.com

Views All Time
Views All Time
81
Views Today
Views Today
1

Posted by Misericórdia de Mogadouro

Misericórdia de Mogadouro

view all posts

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga. Iniciou a sua actividade eminentemente social, tendo como sede um primitivo hospital, já demolido muito próximo da actual Igreja da Misericórdia.


0 Comentários

Formulário de Comentários

ir para o topo