Tel: +351 279 342 847 >>> Email : geral@misericordiamogadouro.com

Animação Sociocultural na SCMM

Animação Sociocultural é um conjunto de práticas sociais, que têm como finalidade estimular a iniciativa e a criatividade bem como a participação das pessoas e grupos no processo do seu desenvolvimento.

Na 3ª idade não é muito diferente, estas actividades melhoram a qualidades de vida e da saúde integral, fornecemos meios para que vivam muitos anos cheios de vida, de ilusão dignidade e felicidade.

Algumas das actividades desenvolvidas no Lar são: Karaoke, Educação Física, Expressão corporal, Dramática, Artes Plásticas, Jogos na Consola Wii, Jogos Tradicionais entre outras.

Destaco a Expressão Dramática, com esta pratica os clientes desenvolvem a expressão vocal, facial e a orientação espacial. Realizamos com um grupo de Idosos um Teatro, em que o texto foi escrito por uma idosa da Instituição. A Apresentação foi feita no Lar São João de Deus, no Lar de Bemposta e no Lar de Urrós. Foi gratificante ver o entusiasmo e o esforço que os nossos clientes fizeram para o pequeno” espectáculo”, trabalhavam todos os dias o texto, os figurinos e até músicas para cantar nos lares que fomos visitar. Neste momento estamos já a preparar os ensaios para o próximo Teatro.

O Karaoke é também uma das actividades que os idosos mais gostam. Juntamos um grupo onde cantamos música Tradicional e relembram alguns momentos da sua juventude com alegria, para além disso, o Karaoke ajuda a ampliar a acuidade auditiva, acuidade do aparelho respiratório e do aparelho fonador. Esta actividade permite o desenvolvimento cognitivo, mental, pessoal e social, através da comunicação e da expressão.

Os Jogos Tradicionais são uma fonte de inspiração para os idosos e através da sua prática desenvolvem e mantêm a sua saúde física e também a capacidade mental.

Todas as restantes actividades são igualmente importantes, porque cada uma delas tem finalidades diferentes que ajudam a melhorar a vida dos nossos clientes, como a Expressão Corporal que ajuda a desenvolver a motricidade e a capacidade auditiva e as Artes plásticas que desenvolve a criatividade e a Expressão visual.

Views All Time
Views All Time
91
Views Today
Views Today
3

Posted by Misericórdia de Mogadouro

Misericórdia de Mogadouro

view all posts

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga. Iniciou a sua actividade eminentemente social, tendo como sede um primitivo hospital, já demolido muito próximo da actual Igreja da Misericórdia.


0 Comentários

Formulário de Comentários

ir para o topo